sexta-feira, 18 de julho de 2014



PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

SOBRE AS TIC'S..

As TIC's chegaram e agora mais do que nunca estão a todo vapor. Se antes só ouvíamos falar agora vemos professores se empenhando em aprender utilizar ferramentas que só ajudam e tornam mais atrativas suas aulas. Principalmente no que diz respeito ao uso  da internet, percebemos que não necessariamente precisamos dela para atrair nosso aluno e auxiliar na compreensão dos conteúdos, pelo contrário, o professor já explora os equipamentos da escola, navega no tablet do aluno e traz para si programas que ele ( o professor ) não tem acesso e partilha com os discentes os seus. Programas prontos para serem explorados, inalteráveis , todavia, úteis.  A isto, dizemos perspectiva instrucionista.
Vemos também a construção coletiva de um legado válido ! Onde o protagonista é mesmo o aluno, onde o professor permite a participação ativa  do "aprendiz".
Percebi durante esses dias , ( depois de ler o fórum )  como alguns professores da escola da qual faço parte trabalham com as TIC's e pude perceber que são exploradas com êxito. Professores de Português, Matemática, Química e História dão shows e os alunos  atuam com perfeição nas aulas práticas.  Experimentam,  e com isto, constroem suas aprendizagens. Professores que expõem teoricamente  determinado conteúdo e depois permitem que o próprio aluno constate. Ou, "fazem na prática" e depois consolidam seus conceitos.  A isto, conceituamos perspectiva construcionista. Onde podemos alterar ou constatar nossos conceitos, nossas aprendizagens.
Juntas, as duas perspectivas se completam e fazem do ensino/aprendizagem mais significativos.

LEONARDA CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário