PROJETO -APRENDENDO CORDEL
APRESENTAÇÃO
Literatura
de Cordel
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.
Os folhetos de cordel
Nas feiras eram vendidos
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.
A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.
Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.
O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.
Os folhetos de cordel
Nas feiras eram vendidos
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.
A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.
Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.
O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
Acabe
a fome e miséria
Haja paz e harmonia.
Haja paz e harmonia.
Francisco Diniz
JUSTIFICATIVA
Um
projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um
encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua
riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral,
verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que
aborda.
Assim
o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada
ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se
possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso
país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na
produção do cordel.
Além
disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel,
até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o
que a torna mais rica e diversificada do que já é.
OBJETIVO PRINCIPAL
Proporcionar a escola, professor e comunidade, a inclusão da
Literatura de Cordel na Escola para que se estabeleçam propostas para a difusão
dessa arte literária entre os alunos, fazendo com que se promova a qualidade da
leitura, o traço forte da oralidade, presente nas falas dos personagens
populares (sertanejos, brejeiros,…) e a elaboração textual focalizando bem como a história do cordel a vida e a
obra de grandes cordelistas para que possa conhecer esta riquíssima expressão
literária popular .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover uma aproximação
do aluno com a cultura popular nordestina;
Elaborar textos
narrativos;
Conhecer a literatura
característica do Nordeste;
Confeccionar e ilustrar os
folhetos de acordo com as narrativas;
Valorizar
a espontaneidade nos trabalhos escolares;
Leva
os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto
oralmente;
Fazer
a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
Valorizar
os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias,
sentimentos e opiniões;
Levar
o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de
prazer e de conhecimento;
PLANOS DE AÇÃO
ETAPA 1: Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos
pela professora;
· Estudar a origem, história, rimas,
métricas e a produção brasileira.
· Pesquisar a biografia dos
cordelistas brasileiros.
· Apresentar a variação linguística:
Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua
popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim,
levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e
nos falares de pessoas de altas classes sociais.
ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel
· Apresentar folhetos de cordel do
projeto do ano anterior para leitura e apreciação.
· Identificação das rimas
· Identificação dos temas
· Pesquisa sobre os principais
personagens, ente eles Lampião.
ETAPA 3: Escolha do temas para elaborar textos
· Os alunos escolherão temas para a
confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas,
humor, terror.
· Também serão pesquisadas figuras,
ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de
cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.
ETAPA 4: Arte: O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por
gravuras talhadas em madeira)
· A origem da xilogravura Nordestina;
· Mostrar aos alunos que a
xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos
de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
· Confecção de Releituras de
Xilogravuras com tinta e prato de isopor;
· Mostra dos trabalhos e da
xilografia através de PowerPoint;
· Confecção de um painel para
divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.
AVALIAÇÃO
As
atividades permitirão aos professores uma avaliação individual, já que as
produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse,
participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre
os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo
de entrega.
PARA SABER :
O projeto será trabalhado de modo MULTIDISCIPLINAR, assim ,
poderemos explorar todas as disciplinas de modo que nossas crianças produzam
cordéis sobre vários conteúdos.
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