sábado, 28 de setembro de 2013

PROJETO -APRENDENDO CORDEL - SÁBADO AGRADÁVEL COM PROFESSORES DO 4º E 5º ANO DA ESCOLA BOM JESUS DA LAPA



PROJETO -APRENDENDO CORDEL
APRESENTAÇÃO
Literatura de Cordel 
É poesia popular 
É historia contada em versos 
Em estrofes a rimar 
Escrita em papel comum 
Feita pra ler ou cantar. 
A capa é em xilogravura 
Trabalho de artesão 
Que esculpe em madeira 
Um desenho com ponção 
Preparando a matriz 
Pra fazer reprodução. 
Os folhetos de cordel 
Nas feiras eram vendidos 
Pendurados num cordão 
Falando do acontecido, 
De amor, luta e mistério, 
De fé e do desassistido. 
A minha literatura 
De cordel é reflexão 
Sobre a questão social 
E orienta o cidadão 
A valorizar a cultura 
E também a educação. 
Mas trata de outros temas: 
Da luta do bem contra o mal, 
Da crença do nosso povo, 
Do hilário, coisa e tal 
E você acha nas bancas 
Por apenas um real. 
O cordel é uma expressão 
Da autêntica poesia 
Do povo da minha terra 
Que luta pra que um dia 
Acabe a fome e miséria
Haja paz e harmonia.
     Francisco Diniz
JUSTIFICATIVA
Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.
Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.
OBJETIVO PRINCIPAL
Proporcionar a escola, professor e comunidade, a inclusão da Literatura de Cordel na Escola para que se estabeleçam propostas para a difusão dessa arte literária entre os alunos, fazendo com que se promova a qualidade da leitura, o traço forte da oralidade, presente nas falas dos personagens populares (sertanejos, brejeiros,…) e a elaboração textual focalizando bem como a história do cordel a vida e a obra de grandes cordelistas para que possa conhecer esta riquíssima expressão literária popular .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
Elaborar textos narrativos;
Conhecer a literatura característica do Nordeste;
Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com as narrativas;
Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;
PLANOS DE AÇÃO
ETAPA 1: Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos pela professora;
· Estudar a origem, história, rimas, métricas e a produção brasileira.
· Pesquisar a biografia dos cordelistas brasileiros.
· Apresentar a variação linguística: Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim, levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e nos falares de pessoas de altas classes sociais.
ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel
· Apresentar folhetos de cordel do projeto do ano anterior para leitura e apreciação.
· Identificação das rimas
· Identificação dos temas
· Pesquisa sobre os principais personagens, ente eles Lampião.
ETAPA 3: Escolha do temas para elaborar textos
· Os alunos escolherão temas para a confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas, humor, terror.
· Também serão pesquisadas figuras, ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.
ETAPA 4: Arte: O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira)
· A origem da xilogravura Nordestina;
· Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
· Confecção de Releituras de Xilogravuras com tinta e prato de isopor;
· Mostra dos trabalhos e da xilografia através de PowerPoint;
· Confecção de um painel para divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.

AVALIAÇÃO
As atividades permitirão aos professores uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.

PARA SABER :
O projeto será trabalhado de modo MULTIDISCIPLINAR, assim , poderemos explorar todas as disciplinas de modo que nossas crianças produzam cordéis  sobre vários conteúdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário