ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS DA LAPA
AV.
PRESIDENTE CASTELO BRANCO S/N
GERGELIM - ARARIPINA - PERNAMBUCO
DESPERTANDO PARA CULTURA CORDELISTA
GERGELIM – ARARIPINA – PE
2013
IDENTIDADE
ORGANIZACIONAL
Historicamente, a Escola Bom Jesus da Lapa, localizada na Avenida
Castelo Branco, 100, no distrito de Gergelim, município de Araripina – PE, com
Cadastro M-750001 – Portaria nº 128 de 12/04/84 – D.O 13/04/84 e CGC
n°01.911.488/0001-71 (UEX).
Atualmente a Escola atende em dois turnos, matutino e vespertino
desde a Pré Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental , totalizando 508 alunos.
APRESENTAÇÃO
A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é
impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura.
Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois,
em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas
lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.
Chegada ao Brasil
A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII,
através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos
dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente
na Região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas
estendidas em feiras populares. De custo baixo, geralmente estes pequenos
livros são vendidos pelos próprios autores. Fazem grande sucesso em estados
como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função
do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem
fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos
retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas,
milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc.
JUSTIFICATIVA
É muito rica
e diversificada a produção cultural de um povo; mas o nordestino é especial. No
entanto, talvez o nosso maior problema seja a não valorização daquilo que
temos. É mais propício aceitar o que a mídia propõe do que explorar o que está
em nosso dia-a-dia.
A literatura
de cordel é exatamente isso – cultura popular. Os versos estão sempre relatando
acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, folclóricos ou
pitorescos da vida como ela realmente é. Sua produção é simples como o povo;
não requer tanto “estilísmo” ou “formalidades”; sua abrangência alcança todas
as classes sociais. Assim, o que falta é o reconhecimento e a valorização. Ao
propor este trabalho para os alunos em sala de aula, estaremos oferecendo um
leque de recursos que os ajudarão em várias carências de aprendizagem, como a
produção textual, a leitura, a escrita, a linguagem não verbal (na análise da
xilogravura), apreciação artístico-literária e um universo para a socialização
e cidadania, principalmente, no campo da Literatura.
É um campo de estudo pedagógico onde os professores terão
subsídios – didáticos para trabalhar vários tipos de conteúdos, pois estes podem ser adotados aos
objetivos que forem traçados. Ao mesmo tempo é uma oportunidade para que este
ramo da literatura popular tenha uma chance de aceitação e valorização; fazendo
despertar entre as pessoas o gosto pela preservação dos nossos artistas e da
cultura nordestina nas escolas.
OBJETIVO GERAL
·
Proporcionar a
escola, professor e comunidade, a inclusão da Literatura de Cordel na Escola
para que se estabeleçam propostas para a difusão dessa arte literária entre os
alunos, fazendo com que se promova a qualidade da leitura, o traço forte da
oralidade, presente nas falas dos personagens populares (sertanejos, brejeiros,…)
e a elaboração textual focalizando bem
como a história do cordel a vida e a obra de grandes cordelistas para que possa
conhecer esta riquíssima expressão literária popular .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Reconhecer a
diversidade literária no Brasil;
·
Conhecer a literatura
característica do Nordeste;
·
Valorizar e respeitar
a multiculturalidade própria do nosso
país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o
imaginário do folclore presente na produção do cordel;
·
Conhecer uma rica
manifestação da nossa literatura nordestina, caracterização de valores
pedagógicos ( leitura, escrita e métrica dos versos ) na utilização do cordel;
·
Possibilitar ao aluno
o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol
da valorização das nossas raízes;
·
Promover uma
aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
·
Estimular um olhar
crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
·
Confeccionar mapa
localizando a abrangência da Literatura de Cordel no Brasil;
·
Elaborar testos
narrativos;
·
Confeccionar e
ilustrar os folhetos de acordo com as narrativas;
METODOLOGIA
·
Pesquisas;
·
Realizar oficinas de
literatura utilizando o cordel como estudo;
·
Estudar o cordel, a
origem, a história, a métrica;
·
Desenvolver um projeto
“Despertando para Cultura Cordelista” para ser apresentado a comunidade;
·
Assistir vídeos onde a
linguagem utilizada seja em forma de cordel;
·
Aproveitar o teor dos
vídeos para confeccionar painéis
enfocando questões como a seca, condições de trabalho do campo,
diferença social,, crenças populares,a religiosidade do sertanejo, o mito, o lendário
e vinculação de críticas sociais e políticas;
·
Elaboração de textos;
·
Confecção de folhetos;
·
Exposição dos
trabalhos feitos.
CULMINÂNCIA
A
culminância acontecerá perante a
comunidade escolar e local e contará com convidados , artistas do ramo,
simpatizantes, comerciantes, pais, alunos, professores gestores do município ,
Secretaria de Cultura , Educação e demais secretariados.
AVALIAÇÃO
A
avaliação acontecerá após realização das atividades e contará com a
participação de professores, pais , alunos
e coordenadores.
RESULTADOS....
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