MINI
PROJETO - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
APRESENTAÇÃO
Sabemos que nem
sempre “contar histórias infantis” nas creches e escolas de ensino fundamental
é uma prática estimulada e valorizada, entretanto muitos educadores ainda
valorizam a contação de historia, essa técnica e nada mais do que muito
importante para a construção do imaginário da criança, alem, de exercer também
muitos outros estímulos importantes para a criança, por isso futuros
professores podem revalorizar a contação de histórias, mostrando que isso é
muito importante no desenvolvimento da criança. Com essa atividade, ela usa a
sua imaginação, ou seja, cria seu próprio mundo, o “das fantasias”. O professor
pode alcançar muitos objetivos por meio dela, pois ler histórias para criança é
uma atividade prazerosa, com a qual poderá fazê-la expressar suas próprias
percepções de mundo. É preciso tornar as crianças familiarizadas
com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação, já que com
as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, se divertirem, seja
através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada.
A leitura dever
ser cultivada desde a primeira infância. É muito importante quando a mãe conta
histórias para o seu filho ainda bebê, pois mesmo sem interagir ou entender,
este vai se sentindo confortável e concentrado, até o momento ao qual passa a
ter entendimento do contexto criando prazer e admiração pelas histórias.
Mesmo antes de aprender a ler, as
crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um
adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num
poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das
palavras.É o primeiro passo para se tornarem leitores Literários, percurso que
vai se estender até o fim do Ensino Fundamental.
Ao contar uma história ele deve
assumir uma postura toda especial, um tom de voz bem adequado suave e
convidativo, nem alto nem baixo demais se transformando assim em um intermédio
que transborde alegria fazendo com que os personagens criem vida, para que as
crianças percebam isso e sejam atraídas pela leitura. Em seguida, organizar um
espaço apropriado e confortável, onde todos se sintam à vontade. Para isso,
pode-se utilizar além do livro, fantoche, filme, peças de teatro produzidas
pelas próprias crianças, músicas, revistas e álbum seriado, o que a
criatividade permitir, desde que seja bem planejado e ensaiado.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura e a escrita
têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas,
e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo
assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos,
onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas
podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens,
observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na
oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a
aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é
fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito
da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente
projeto. Através
da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com
palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser
ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer
pela leitura .
OBJETIVO GERAL
Estimular a
leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das
histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação,
criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e
principalmente o gosto pela leitura .
OBJETIVOS GERAIS
· Provocar
a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
· Desenvolver
a linguagem oral;
· Ler,
ainda que de forma não convencional;
· Fazer
com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que
foi lido e trabalhado.
· Descrever
cenários e personagens;
· Incentivar
o trabalho em equipe.
· Identificar
títulos de histórias conhecidas;
· Identificar
personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e
palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Sistematizar
situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando
alternativas de acordo com seus pensamentos;
· Identificar
soluções de conflitos presentes nos contos;
· Buscar
no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
· Desenvolver
o senso crítico e a criatividade.
· Expressar-se
por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Produzir
textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito,
refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma
culta.
CONTEÚDOS
· Conversas formais e
informais.
· Estratégias de leitura.
· Unidades fonológicas e
apropriação da base alfabética.
· Registro de quantidades,
situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
· Comparação de características e
comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.
HISTÓRIAS:
· Rapunzel.
· Chapeuzinho
Vermelho.
· Branca
de Neve e os sete anões.
· Os
três porquinhos.
· João
e o Pé de feijão.
· Pinóquio.
· João
e Maria.
· Alice
no país das maravilhas.
E tantas outras mais.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o
universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente,
entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá
mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação
compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos
avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja
capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações
do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a
correspondência com imagem.
Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as
atividades propostas de acordo com os objetivos.
DICAS
:
Escolher um história
por semana; caracterizando-se todos os dias, mesmo que de modo variado de
acordo com o componente trabalhado Ex, português, matemática, ciências,
história, direitos humanos, etc. ; explorar ao máximo cada conto ( ou texto
escolhido ).
P. S - A repetição ajudará
no despertar das crianças, desde a aprendizagem científica à conscientização da
moral da história. É muito importante a criatividade para o trabalho semanal,
do contrário tornará enfadonho para as crianças.
Sacos, caixas e
fantoches de meias, palitos e dedoches fazem muito sucesso no lúdico.
Instigar, causar
curiosidade é fundamental para o despertar dos meninos e meninas. Associar à
contação o vídeo, assim farão paralelo da semelhança ou não da história
contada.
Montar grupinhos de teatros,
que sejam pessoas convidadas, como outros professores, alunos de séries maiores
são bons atrativos. ( é importante se tudo seja acordado anteriormente )
É imprescindível a
realização de atividades sobre a história escolhida, não importando o componente,
desde que bem planejado pelo professor.
O professor deve ser
conhecedor da história contada. Com isso evita-se o improviso, e as crianças
seguirão confiando sempre no seu professor. O contrário seria fatal para o
rendimento das crianças, uma vez é de suma importância a confianças eu os
pequenos têm em nós.
ATENÇÃO
: O sarau é uma boa dica para culminar as
ações realizadas, com isso os pequenos seriam os protagonistas da festa.
Dramatizariam, cantariam, recitariam, etc. Tudo de acordo com o trabalho realizado.
P.
S
- O professor participaria ativamente das apresentações. Isso causa impacto
positivo para equipe de pequenos.
REFERÊNCIAS :
Mundinho da Criança (
blog ) / MACEDO, L. C.
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