PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
SOBRE AS TIC'S..
As TIC's chegaram e agora mais do que nunca estão a todo vapor. Se antes
só ouvíamos falar agora vemos professores se empenhando em aprender utilizar
ferramentas que só ajudam e tornam mais atrativas suas aulas. Principalmente no
que diz respeito ao uso da internet, percebemos que não necessariamente
precisamos dela para atrair nosso aluno e auxiliar na compreensão dos
conteúdos, pelo contrário, o professor já explora os equipamentos da escola,
navega no tablet do aluno e traz para si programas que ele ( o professor ) não
tem acesso e partilha com os discentes os seus. Programas prontos para serem
explorados, inalteráveis , todavia, úteis. A isto, dizemos perspectiva
instrucionista.
Vemos também a construção coletiva de um legado válido ! Onde o
protagonista é mesmo o aluno, onde o professor permite a participação ativa
do "aprendiz".
Percebi durante esses dias , ( depois de ler o fórum ) como alguns
professores da escola da qual faço parte trabalham com as TIC's e pude perceber
que são exploradas com êxito. Professores de Português, Matemática, Química e
História dão shows e os alunos atuam com perfeição nas aulas práticas.
Experimentam, e com isto, constroem suas aprendizagens. Professores
que expõem teoricamente determinado conteúdo e depois permitem que o próprio
aluno constate. Ou, "fazem na prática" e depois consolidam seus
conceitos. A isto, conceituamos perspectiva construcionista. Onde podemos
alterar ou constatar nossos conceitos, nossas aprendizagens.
Juntas, as duas perspectivas se completam e fazem do ensino/aprendizagem
mais significativos.
LEONARDA CARVALHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário