sexta-feira, 18 de julho de 2014



Sobre gestão democrática ....


A instalação de um ambiente democrático escolar, por vezes e "inviabilizado" pela ausência do esforço coletivo; falta de objetividade nas ações pedagógicas; confiabilidade entre funcionários; acolhimento; aceitação e repeito entre os membros da escola.
Muito do que vemos sobre gestão democrática não passa de discussões, conversas tratadas de modo teórico, ou seja, propostas e esclarecimentos que não saem do papel. E é aí onde muitos gestores se sentem desafiados a de fato proporcionar uma gestão descentralizada, participativa e por consequência, uma gestão democrática.
Mas, somente alguns... Outros  não  lidam muito bem com isso. Embora muitos apregoem uma gestão participativa e democrática, não passa de palavras proferidas e situações "montadas".
Não obstante, estão os que ao estarem gestores se esquecem dos anseios dos professores, de como trabalham excessivamente.
No que diz respeito a crença de sê-los capazes, confiança, respeito e investimentos em todos os aspectos, o gestor  deve pensar "professor", do contrário não fará progredir a instituição.
hierarquicamente e não mais que isto. Por uma questão de modalidade é que o gestor difere-se dos demais docentes.

Outrossim, todos dependemos uns dos outros para fazer educação de fato e de direito.


Leonarda Carvalho

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