Sobre gestão democrática ....
A instalação de um ambiente
democrático escolar, por vezes e "inviabilizado" pela ausência do
esforço coletivo; falta de objetividade nas ações pedagógicas; confiabilidade
entre funcionários; acolhimento; aceitação e repeito entre os membros da
escola.
Muito do que vemos sobre gestão
democrática não passa de discussões, conversas tratadas de modo teórico, ou
seja, propostas e esclarecimentos que não saem do papel. E é aí onde muitos
gestores se sentem desafiados a de fato proporcionar uma gestão descentralizada,
participativa e por consequência, uma gestão democrática.
Mas, somente alguns...
Outros não lidam muito bem com isso. Embora muitos
apregoem uma gestão participativa e democrática, não passa de palavras
proferidas e situações "montadas".
Não obstante, estão os que ao
estarem gestores se esquecem dos anseios dos professores, de como trabalham
excessivamente.
No que diz respeito a crença de
sê-los capazes, confiança, respeito e investimentos em todos os aspectos, o
gestor deve pensar
"professor", do contrário não fará progredir a instituição.
hierarquicamente e não mais que
isto. Por uma questão de modalidade é que o gestor difere-se dos demais
docentes.
Outrossim, todos dependemos uns
dos outros para fazer educação de fato e de direito.
Leonarda Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário