segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OFICINAS PEDAGÓGICAS PELAS ALUNAS DO INEVI - CETECS BRASIL



Corrida de Sapos
O objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era:
Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir...não vão conseguir..." E os sapinhos começaram a desistir.
Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo. A multidão continuava gritando:
"... que pena !!! vocês não vão conseguir !...". E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo ... embora cada vez mais arfante. Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo.

Rs rs rs rs.. Antes de falar do trabalho que vou apresentar optei por expor este texto, "corrida de sapos". Há algum tempo ouvi de um senhor que temos de ser esse sapinho do texto sempre que tentarem nos dizer que não somos capazes, que não somos dignos de realizarmos determinadas tarefas !
Os cursos de EAD por vezes são criticados, de certo, por pessoas mesquinhas que tem medo de uma boa concorrência!Principalmente os cursos de Pedagogia , que são os mais presentes na Região do Araripipe.
Concordo que todos os institutos, universidades, escolas, qualquer órgão que trabalhe com pessoas estão sujeitos a erro, TODOS ESTAMOS!
O que é precipitação é falar de algo que não se conhece.
Recebi, com prazer o desafio de ter a mim confiada a missão de lecionar a turmas do curso de pedagogia  pelo Instituto INEVI. Atentei-me em registrar os trabalhos realizados de uma disciplina, especificamente.
Felicitei-me com o que os meus olhos contemplaram !!
Uma dedicação sublime, cuidado, atenção para fazer bem feito, a emoção das meninas ao relatarem sobre como tudo se deu me emocionou!
O que me faz constatar que, genericamente tem de haver, sem sombra de dúvidas, DISPOSIÇÃO de ambas as partes para que as coisas fluam , para que possamos contemplar a educação como deve ser !
Somada a vontade de aprender dos nossos pequenos é imprescindível que haja a parcela de contributo dos professores, do contrário a monotonia não os permitirá aprender!


PLANO DE CURSO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EMENTA:
Concepções de infância a partir do enfoque interdisciplinar considerando a base histórica, psicológica, biológica e sociológica. Políticas de atendimento a infância. Concepções, características e objetivos. Enfoques metodológicos na Educação Infantil de 0 a 6 anos de idade. A importância do lúdico no processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Liberdade e criatividade da criança no processo de exploração de materiais. Gestos e mímicas como representação afetiva/cognitiva.
OBJETIVO GERAL :
Compreender a história das concepções ocidentais de Infância,  Os atendimentos e a constituição do direito à educação da criança pequena no Brasil. A mediação pedagógica no cuidar e educar nas creches e pré-escolas. O conhecimento de mundo e a dimensão simbólica: Brinquedo, arte e movimento na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a importância da qualidade do oferecimento da Educação Infantil;
Despertar para interpretação da legislação da Educação Infantil, bem como usá-la a seu favor na promoção  de um ensino de qualidade;
Compreender as fases de desenvolvimento das crianças, respeitando-as como seres em constante formação;
Comparar o perfil  proposto do Educador Infantil ao professor atuante em sala de aula, no que diz respeito a formação e desempenho em turmas de 0 a 6 anos de idade;
Compreender Aprendizagem significativa e a importância dos conhecimentos prévios como ferramenta para uma boa abordagem em sala de aula, inclusive de modo interdisciplinar;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O resgate  histórico da Educação Infantil;
Legislação como suporte teórico para ação docente;
A contribuição do Referencial Curricular Nacional para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar;
Objetivos gerais da Educação Infantil;
Perfil do Professor da Educação Infantil;
Aprendizagem significativa e conhecimentos prévios;
Construção do vínculo professor/aluno;
Desenvolvimento infantil com suporte lúdico do 0 aos 6 anos de idade;
Expressão da sexualidade;
Observação, registro e avaliação formativa.
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas Expositivas
- Estudo Dirigido
- Fichamento de textos
- Vídeos
- Slides com síntese do conteúdo
- Produção de oficina lúdica para crianças de 4 a 6 anos de idade
-  Realização de trabalho em equipe em escolas de Ensino Infantil

AVALIAÇÃO
- Participação durante a aula
- Pontualidade e Frequência
- Produção de oficina lúdica para crianças de 4 a 6 anos de idade
- Resultado de trabalho realizado em equipe ( para depois da aula ).
- Auto avaliação - comentada





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