Corrida de Sapos
O
objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão
assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição.
Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto
daquela torre, o que mais se ouvia era:
Que
pena !!! esses sapinhos não vão conseguir...não vão conseguir..." E os
sapinhos começaram a desistir.
Mas
havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo. A multidão
continuava gritando:
"...
que pena !!! vocês não vão conseguir !...". E os sapinhos estavam
mesmo desistindo, um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo ...
embora cada vez mais arfante. Já ao final da competição, todos desistiram,
menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha
acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia
conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo.
Rs rs rs rs.. Antes de falar do trabalho que vou apresentar optei
por expor este texto, "corrida de sapos". Há algum tempo ouvi de um
senhor que temos de ser esse sapinho do texto sempre que tentarem nos dizer que
não somos capazes, que não somos dignos de realizarmos determinadas tarefas !
Os cursos de
EAD por vezes são criticados, de certo, por pessoas mesquinhas que tem medo de
uma boa concorrência!Principalmente os cursos de Pedagogia , que são os mais
presentes na Região do Araripipe.
Concordo que
todos os institutos, universidades, escolas, qualquer órgão que trabalhe com pessoas
estão sujeitos a erro, TODOS ESTAMOS!
O que é precipitação
é falar de algo que não se conhece.
Recebi, com
prazer o desafio de ter a mim confiada a missão de lecionar a turmas do curso
de pedagogia pelo Instituto INEVI.
Atentei-me em registrar os trabalhos realizados de uma disciplina,
especificamente.
Felicitei-me
com o que os meus olhos contemplaram !!
Uma dedicação
sublime, cuidado, atenção para fazer bem feito, a emoção das meninas ao
relatarem sobre como tudo se deu me emocionou!
O que me faz
constatar que, genericamente tem de haver, sem sombra de dúvidas, DISPOSIÇÃO de
ambas as partes para que as coisas fluam , para que possamos contemplar a
educação como deve ser !
Somada a
vontade de aprender dos nossos pequenos é imprescindível que haja a parcela de
contributo dos professores, do contrário a monotonia não os permitirá aprender!
Convido-lhes a clicarem em cada link
e entrarem no mundo Pedagógico da Educação Infantil:
http://www.youtube.com/watch?v=l6WiMaOp_R8 ( vídeo )
http://www.slideshare.net/LeonardaMacedo/projeto-roda-de-leitura-27655040
http://www.youtube.com/watch?v=l6WiMaOp_R8 ( vídeo )
PLANO DE
CURSO
FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EMENTA:
Concepções de infância a partir do enfoque
interdisciplinar considerando a base histórica, psicológica, biológica e
sociológica. Políticas de atendimento a infância. Concepções, características e
objetivos. Enfoques metodológicos na Educação Infantil de 0 a 6 anos de idade.
A importância do lúdico no processo de aquisição das habilidades de leitura e
escrita. Liberdade e criatividade da criança no processo de exploração de
materiais. Gestos e mímicas como representação afetiva/cognitiva.
OBJETIVO
GERAL :
Compreender a história das concepções
ocidentais de Infância, Os atendimentos
e a constituição do direito à educação da criança pequena no Brasil. A mediação
pedagógica no cuidar e educar nas creches e pré-escolas. O conhecimento de
mundo e a dimensão simbólica: Brinquedo, arte e movimento na aprendizagem e no
desenvolvimento infantil.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Compreender a importância da qualidade do
oferecimento da Educação Infantil;
Despertar para interpretação da legislação da
Educação Infantil, bem como usá-la a seu favor na promoção de um ensino de qualidade;
Compreender as fases de desenvolvimento das
crianças, respeitando-as como seres em constante formação;
Comparar o perfil proposto do Educador Infantil ao professor
atuante em sala de aula, no que diz respeito a formação e desempenho em turmas
de 0 a 6 anos de idade;
Compreender Aprendizagem significativa e a
importância dos conhecimentos prévios como ferramenta para uma boa abordagem em
sala de aula, inclusive de modo interdisciplinar;
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
O resgate
histórico da Educação Infantil;
Legislação como suporte teórico para ação
docente;
A contribuição do Referencial Curricular
Nacional para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar;
Objetivos gerais da Educação Infantil;
Perfil do Professor da Educação Infantil;
Aprendizagem significativa e conhecimentos
prévios;
Construção do vínculo professor/aluno;
Desenvolvimento infantil com suporte lúdico
do 0 aos 6 anos de idade;
Expressão da sexualidade;
Observação, registro e avaliação formativa.
METODOLOGIA
DE ENSINO
-
Aulas Expositivas
-
Estudo Dirigido
- Fichamento de textos
- Vídeos
- Slides com síntese do conteúdo
- Produção de oficina lúdica para crianças de
4 a 6 anos de idade
- Realização
de trabalho em equipe em escolas de Ensino Infantil
AVALIAÇÃO
- Participação durante a aula
- Pontualidade e Frequência
- Produção de oficina lúdica para crianças de
4 a 6 anos de idade
- Resultado de trabalho realizado em equipe (
para depois da aula ).
- Auto avaliação - comentada
Nenhum comentário:
Postar um comentário