quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nós, conosco, com nós mesmos , rs rs rs





VOS APRESENTO .. ID, EGO e  SUPEREGO

São as divisões da personalidade, a 1ª é o ID que responde pelos impulsos biológicos básicos como fome, sede, calor etc. O ID procura satisfação imediata destes impulsos pois opera pelo princípio do prazer independente de circunstancias externas. Está  presente nos recém -nascidos é do ID que surgem o Ego e o Superego. 

O EGO trabalha pelo princípio da realidade pois agora o recém nascido sabe que suas necessidades não serão satisfeitas imediatamente, por exemplo se ele tiver sede terá que esperar que alguém venha trazer a água (ela não virá sozinha só porque  ele quer). Portanto o EGO é administrador  da realidade é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas. 

O SUPEREGO julga quais as necessidades são moralmente corretas ou aceitas pela sociedade. Quando a criança reconhece o q é certo ou errado dentro da  sua família e sociedade em q vive ela própria pode decidir o que  irá fazer, ela não precisa q os seus pais lhe digam q roubar é errado ela já sabe disso pois o seu SUPEREGO já assimilou esta informação. 

Estes componentes da personalidade estão em conflito muitas vezes: O EGO adia a gratificação que o ID quer imediatamente, e o SUPEREGO luta tanto com o ID como com EGO pois o comportamento nem sempre está a altura do código moral.
*Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos.
**Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos.
***Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.
Em outras palavras:
ID: Constitui o reservatório de energia psíquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente. É regido pelo princípio do prazer (Psique que visa apenas o prazer do indivíduo).
EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego).
SUPEREGO: Origina-se com o complexo do Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso "freio".)







Nenhum comentário:

Postar um comentário